Na fase pré-clínica, sem sintomas, do câncer do colo do útero, é possível detectar lesões precursoras, que antecedem o aparecimento da doença por meio do exame preventivo, conhecido como Papanicolau. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%.

O que você deve saber sobre o exame:

1) O exame preventivo do câncer do colo do útero, Papanicolau, é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença.

2) O exame pode ser feito nas clínicas particulares, com o seu médico de confiança, ou em postos ou unidades de saúde da rede pública. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite reduzir a mortalidade pela doença.

3) O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.

4) Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais, mesmo com camisinha, no dia anterior ao exame; evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.

5) É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

6) Mulheres grávidas podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

7) Todas as mulheres que têm ou já tiveram vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos de idade devem fazer o exame.

8) O exame deve ser feito anualmente.

9) Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolau indica infecções que precisam ser tratadas.

10) É sempre aconselhável ir a um serviço de saúde ou médico de confiança para receber as orientações diretamente dos profissionais de saúde.

O Dr. Rinaldi Maia Junior, ginecologista da Salute Clínicas Especializada, alerta sobre os possíveis resultados do exame. “Se for negativo para o câncer, por exemplo, e se for primeiro resultado negativo, é preciso repetir após um ano. Agora, se indicar infecção por HPV ou lesão de baixo grau, é preciso repetir em seis meses; já uma lesão de alto grau precisa ter orientação médica, pois, provavelmente, será necessário fazer outros exames”.  Ele ainda lembra que fazer o exame anualmente é essencial. “Muitas mulheres que têm câncer de colo e útero podem descobrir a doença muito precocemente e, com isso, ter uma chance grande de cura”, finaliza o médico.

Sobre o Dr. Rinaldi Maia Junior

Faz parte do corpo clínico da Salute. Formado em Medicina pela Universidade do Maranhão. Fez Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Regional da Asa Sul. Foi chefe da Unidade de Ginecologia e diretor do Hospital de Sobradinho, além de preceptor de Residência Médica até 2013.

 

Sobre a Salute Clínicas Especializadas

A Salute Clínicas Especializadas começou com a proposta de ser uma clínica com várias especialidades e pouco a pouco foi se tornando uma policlínica. Com toda a complexidade que envolve as organizações no processo de amadurecimento, tornou-se o Hospital Dia Salute que é uma modalidade de tratamento que dispensa internação e destina-se principalmente a pacientes que precisam de procedimentos de baixa complexidade. Hoje, conta com atendimento médico com espaçosa sala de medicação até 00h, mais de 30 especialidades e subespecialidades e mais de 300 tipos de procedimentos e exames.

Além disso, conta com espaços funcionais pensados para o acolhimento seguro e confortável. O Espaço mulher Salute, por exemplo, é um local reservado para as pacientes fazerem consultas, exames radiológicos (mamografia, densitometria e ultrassonografia), exames por vídeo (colposcopia) e procedimentos dentro do próprio consultório.

Em um mesmo espaço há consultórios com diversas especialidades e junto a isso o pronto atendimento, criado para atender rapidamente as pessoas em situações críticas de média complexidade. A Unidade Controle de Risco presta um atendimento especial aos portadores de diabetes, hipertensão e obesidade. Realizam ainda atendimentos noturnos possibilitando flexibilidade de horário para os pacientes.

A Salute Clínicas Especializadas é comprometida com a responsabilidade social. Luta pela melhor condição de tratamento para os pacientes ao buscar incessantemente a excelência nos resultados, dispondo de competência técnica, segurança e atendimento acolhedor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Air Jordan Retro 6 "Carmine" POcheap jordan shoes for saleAir Jordan Retro 10 Doernbechercheap jordan shoes for saleAIR JORDAN 12 FRENCH BLUE SIZE 9 NEW WITH BOX/ READY TO SHIPcheap jordan shoes for saleNew Air Jordan 8 Retro "Trophy" Size 11.5cheap jordan shoes for saleNEW NIKE AIR JORDAN 11 RETRO LOW BG CHERRY SZ 6.5 WHITE/VARSITY RED #528896-102cheap jordan shoes for saleNike Kobe XI 11 Elite Low Tinker Jordan Basketball Shoes Black/Red US Size 9 NEWcheap jordan shoes for saleJordan Retro 12 Breds US Shoe Size (Men's) 9cheap jordan shoes for saleNike Air Jordan 6 VI Retro Low AJ6 White/Ghost Green-Insignia Blue 304401-106cheap jordan shoes for saleJordan 6 Black Infrared (DBcheap jordan shoes for sale
Marque pelo WhatsApp