Já parou para pensar como a voz é importante? Trata-se de uma função do sistema estomatognático, responsável por tarefas como sucção, deglutição, mastigação, respiração e fala. Quando ela se junta à fala permite ao ser humano a comunicação verbal. A sua relevância na vida talvez só seja percebível quando há alguma falha. E o que dizer, nos dias de hoje, das implicações profissionais e pessoais provocadas pela dificuldade de falar?

Um dos problemas que pode comprometer a voz é a rouquidão, também chamada de disfonia. A literatura médica a define como a voz com qualidade alterada. Há uma mudança no tom e percebe-se a falta de clareza do som emitido.

É importante entender porque ocorre a rouquidão, as causas, as doenças ligadas a esse sintoma e como preveni-la. Por isso, a otorrinolaringologista da Salute Clínicas Especializadas, Dra. Verônica Vignolo Chagas, separou 7 informações de suma importância sobre o tema.

  • O problema é nas cordas vocais: como ocorre a rouquidão? Identificar que se está rouco é fácil, mas por que há essa mudança? Quando inspiramos o ar (pelo nariz ou pela boca) ele vai para os pulmões e depois volta para realizar a expiração. É quando passa pela laringe, órgão onde estão as cordas ou pregas vocais, músculos que se afastam ou se aproximam com a passagem do ar. Ao se estreitarem, vibram e emitem o som.

Quando há alguma interferência na estrutura ou no funcionamento das cordas vocais, elas não desempenham seu papel direito e provocam um som sem clareza, a rouquidão.

  • A falha pode ser de dois tipos: é considerada aguda quando tiver uma pequena duração. Se persistir por mais de 15 dias é vista como crônica.
  • Não escolhe vítimas: a rouquidão pode ocorrer em qualquer pessoa, porém há grupos mais propensos a apresentá-la, como os cantores, atores, locutores, apresentadores de programas de rádio, TV e internet, palestrantes e professores.
  • Não há um único motivo: as causas funcionais são aquelas relacionadas ao uso incorreto da voz. Falar alto demais e forçar o trabalho das cordas vocais para imitar outras pessoas ou sons são os principais exemplos que ocorrem em situações eventuais ou fazem parte do dia a dia.

Imagine um professor que dá aulas para um número grande de alunos e precisa ser ouvido por aqueles que estão mais distantes. Ou, ainda, profissionais que trabalham em casas noturnas de diversão – barman, garçons, balconistas – e são obrigados a fazer um esforço vocal para atender aos clientes.

As causas orgânicas estão ligadas às doenças. As mais comuns são as infecções na laringe, entre as quais se destaca com mais prevalência a laringite aguda causada por vírus ou bactéria.

Também levam à rouquidão: gripes, resfriados, pneumonia, sinusites, refluxo gastroesofágico, edemas e inchaços das cordas vocais, processos alérgicos, tosse crônica, tabagismo, alcoolismo e existência de objeto estranho na traqueia ou no esôfago, entre outros.

  • Rouquidão também é sintoma: a voz rouca pode ser sintoma de alguma patologia mais séria. Destacam-se: existência de cistos, nódulos, pólipos, paralisia das pregas vocais, papiloma de laringe e o câncer de tireoide, laringe e pulmão.
  • Só especialista pode diagnosticar: se o problema persistir por mais de 15 dias procure um otorrinolaringologista. Ele solicitará os exames específicos para observar as cordas vocais, visualizar possíveis lesões, apontar a origem e optar pelo melhor tratamento.
  • Tratar o quanto antes é fundamental: quando se tem um diagnóstico precoce, é possível evitar mais complicações, principalmente quando a rouquidão é um sintoma de uma patologia.

Nos casos em que há o uso indevido da voz, o médico recomenda a fonoterapia na qual o profissional ensina os jeitos corretos de falar sem exigir tanto esforço das cordas vocais.

Nas origens orgânicas, o especialista trata a doença que levou à rouquidão. Em situações de nódulos, cistos e pólipos, pode haver indicação de procedimento cirúrgico.

Saiba mais sobre a Dra Verônica Vignolo Chagas

Natural de Brasília/DF, a Dra. Verônica Vignolo Chagas formou-se em Medicina pela Universidade de Brasília, em 1998. A Residência Médica foi na Policlínica do Rio de Janeiro – PUC/RJ (2000-2002).
Atualmente, ela faz parte da equipe de Otorrinolaringologista da Salute Clínicas Especializadas, onde preza por atender com atenção e profissionalismo, buscando a excelência no diagnóstico, tratamento e relação médico -paciente.

Saiba mais sobre a Salute Clínicas Especializadas

A Salute Clínicas Especializadas funciona na Asa Norte e em Sobradinho, no Distrito Federal. Ao todo, são cinco unidades nas quais o paciente conta com diversas especialidades médicas. Entre elas, Nutrição e Odontologia.
Em 2013, houve mais um avanço com a inauguração da Unidade Controle Risco, que oferece um programa de atendimento especial aos portadores de diabetes, hipertensão e obesidade.
A Salute tem como meta a preservação e a promoção na saúde. Por isso, foca na excelência de resultados ao disponibilizar os melhores tratamentos e profissionais capacitados.
Faça- nos uma visita. Conheça nossas instalações e serviços.
Contato: 3034-4242

A Salute Clínicas Especializadas atua em diversas especialidades médicas, além de nutrição, fisioterapia e odontologia, sempre com foco na média complexidade e no alto nível de resolutividade. Para destacar-se no mercado de saúde suplementar, a Salute inaugurou em 2013 a Unidade Controle Risco, que foca seus atendimentos nas necessidades de cada cliente, oferecendo um programa de atendimento especial a pacientes diabéticos, hipertensos e/ou obesos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Air Jordan Retro 6 "Carmine" POcheap jordan shoes for saleAir Jordan Retro 10 Doernbechercheap jordan shoes for saleAIR JORDAN 12 FRENCH BLUE SIZE 9 NEW WITH BOX/ READY TO SHIPcheap jordan shoes for saleNew Air Jordan 8 Retro "Trophy" Size 11.5cheap jordan shoes for saleNEW NIKE AIR JORDAN 11 RETRO LOW BG CHERRY SZ 6.5 WHITE/VARSITY RED #528896-102cheap jordan shoes for saleNike Kobe XI 11 Elite Low Tinker Jordan Basketball Shoes Black/Red US Size 9 NEWcheap jordan shoes for saleJordan Retro 12 Breds US Shoe Size (Men's) 9cheap jordan shoes for saleNike Air Jordan 6 VI Retro Low AJ6 White/Ghost Green-Insignia Blue 304401-106cheap jordan shoes for saleJordan 6 Black Infrared (DBcheap jordan shoes for sale
Marque pelo WhatsApp