Dizem que a receita para se ter uma boa vida é o equilíbrio. Manter hábitos saudáveis, conservar boas relações sociais e familiares, cuidar da mente, apreciar a arte e os prazeres da vida. Assim, as vibrações adequadas têm um papel extremamente importante no processo. Qualquer alteração, deslize, ou desequilíbrio, e surgirão consequências. Com o coração, um dos órgãos mais emblemáticos quando se fala em vida, não poderia ser diferente.

As arritmias cardíacas, ou seja, alterações no ritmo das batidas do coração, também são motivos de atenção. Tendo como uma das maiores consequências a morte súbita, e não escolhendo entre sexo, idade ou qualquer outro tipo de distinção, o problema atinge aproximadamente 20 milhões de brasileiros. Por ano, cerca de 360 mil pessoas morrem em decorrência de arritmias cardíacas no país. Os dados são alarmantes e preocupam cardiologistas.

Foi a partir desses números que a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) resolveu lançar a campanha “Coração na Batida Certa”. Em sua 11ª edição, a mobilização tem por objetivo alertar a população pela atenção ao sinais da doença, marcando o dia 12 de novembro como o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias cardíacas. Neste ano, a campanha conta com a participação do ator Rômulo Estrela, da novela “Deus Salve o Rei”, que teve o problema diagnosticado com 24 anos.

Entenda

Arritmias cardíacas são caracterizadas como alterações no ritmo das batidas do coração. Essas modificações são provocadas por alterações elétricas. O problema é dividido em três grupos: taquicardia, quando o ritmo do coração está acelerado; bradicardia, quando o ritmo está lento; e descompasso, quando as batidas se dão de forma irregular, como a fibrilação atrial. Como consequência das arritmias, paradas cardíacas e outras doenças cardiovasculares também podem se desenvolver por meio do problema. Assim, torna-se necessário o diagnóstico e o tratamento adequado.

Entre os sintomas mais comuns estão as palpitações, popularmente conhecidas como “batedeiras”, tonturas e desmaios frequentes. Algumas pessoas podem apresentar sintomas mais profundos, incluindo dor no peito, fraqueza, pressão baixa e confusão mental. O maior risco, porém, é que em muitos casos a doença não apresenta qualquer sintoma, mantendo-se silenciosa. O grupo de risco é formado por pessoas de idade avançada, com problemas cardíacos ou histórico na família. No entanto, qualquer pessoa pode ter arritmia cardíaca.

Como prevenção, recomenda-se a manutenção de hábitos saudáveis, com alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, evitar ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, tabaco, e cuidados com a saúde emocional. Além disso, é importante consultar um cardiologista anualmente, para a realização de exames rotineiros.

Tratando as arritmias

Para cuidar do problema, há duas vertentes: o tratamento por meio de medicamentos ou por formas intervencionistas. No geral, a segunda opção é mais utilizada quando a pessoa não responde de forma adequada ao tratamento farmacológico, ou quando deseja um método mais eficaz.

Entre as formas intervencionistas estão a ablação por cateter, procedimento cirúrgico em que o médico destrói os tecidos que provocam os estímulos elétricos que contribuem para as alterações cardíacas; e os dispositivos cardíacos eletrônicos (DCEI), sendo eles o marca-passo (MP), que envia estímulos eletrônicos para manter o ritmo adequado do coração; e o cardioversor desfibrilador implantável (CDI), que atua não só na manutenção dos batimentos, como também na prevenção de arritmias malignas que podem levar a uma parada cardíaca.

Saiba mais sobre a Clínica Salute

Atendendo em 4 unidades na Asa Norte e em Sobradinho, a Salute Clínicas Especializadas é hoje uma referência na região. Seu corpo clínico conta com mais de 27 especialidades e oferece atendimentos especiais a diversos grupos, entre eles diabéticos, hipertensos e obesos. Além disso, a Salute também está cadastrada como hospital-dia, o que a torna um centro de assistência medicamentosa a pacientes que não necessitam de internação hospitalar, mas ainda requerem atendimento especializado com supervisão de clínica médica, pediatria ou oftalmopediatria, entre outras especialidades. A partir de novembro de 2018, a clínica contará com mais uma nova unidade, proporcionando a seus clientes maior conforto e garantia de bom atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Air Jordan Retro 6 "Carmine" POcheap jordan shoes for saleAir Jordan Retro 10 Doernbechercheap jordan shoes for saleAIR JORDAN 12 FRENCH BLUE SIZE 9 NEW WITH BOX/ READY TO SHIPcheap jordan shoes for saleNew Air Jordan 8 Retro "Trophy" Size 11.5cheap jordan shoes for saleNEW NIKE AIR JORDAN 11 RETRO LOW BG CHERRY SZ 6.5 WHITE/VARSITY RED #528896-102cheap jordan shoes for saleNike Kobe XI 11 Elite Low Tinker Jordan Basketball Shoes Black/Red US Size 9 NEWcheap jordan shoes for saleJordan Retro 12 Breds US Shoe Size (Men's) 9cheap jordan shoes for saleNike Air Jordan 6 VI Retro Low AJ6 White/Ghost Green-Insignia Blue 304401-106cheap jordan shoes for saleJordan 6 Black Infrared (DBcheap jordan shoes for sale
Marque pelo WhatsApp