O que é a dor? A resposta ainda é um mistério para a Medicina. Acredite! A tentativa de ter uma explicação começou na Pré-História e, até hoje, busca-se uma definição. Como a dor é descrita e interpretada de formas diferentes por várias partes do mundo, isso dificulta chegar a um senso comum. A médica reumatologista da Salute Clínicas Especializadas, Dra. Bruna Arrais, explica, neste texto, a evolução da definição da dor crônica, causas e tratamentos.

Sabe-se que é uma reação fisiológica a ser vista como uma defesa do organismo e de alerta para alguma possível alteração ou falha no funcionamento do corpo. Uma dor aqui, outra ali, isso é inevitável na vida, mas, quando o quadro evolui para uma dor crônica, aquela constante, a situação exige uma atenção especial.

Há pesquisas epidemiológicas que apontam haver dor crônica quando ela persiste por mais de 3 meses, porém, alguns estudos apontam que o período mínimo a ser considerado é de 6 meses. Discussões à parte, sabe-se que 1/3 da população sofrerá disso pelo menos uma vez na vida, e já se trata de um problema mundial de saúde pública.

As mulheres e os idosos são os grupos mais atingidos pela dor crônica, mas todos estão sujeitos a ter, inclusive as crianças. É um sintoma que atinge qualquer parte do corpo e leva a consequências não só físicas, mas também emocionais e no comportamento. A dor recorrente leva a alteração de humor, queda no rendimento das tarefas e atividades diárias – seja no trabalho ou em casa, a baixa produtividade, a noites mal dormidas, sem falar no comprometimento da vida social e na interferência no ambiente familiar.

Principais problemas e doenças que podem causar dores crônicas:

Fibromialgia
Cefaleia
Problemas no aparelho locomotor
Artrose
Dor pélvica
Dor Oncológica
Traumas emocionais
Dor psicogênica (sem ligação com doenças, ferimentos ou danos nervosos)
Dor Pós-operatória
Lombalgia
Distúrbios do sono
Dor neurogênica (provocada pela lesão do nervo)

Não há dúvida de que o tratamento não é tão simples. O quadro extremamente doloroso com o qual o paciente convive exige a interferência, simultânea, de especialistas de várias áreas da Medicina, que enquanto cuidam do caso se comunicam. É a chamada multidisciplinaridade.

O tratamento traz opções como:

  • Uso de medicamentos;
  • Prática de atividades físicas;
  • Adoção de alimentação balanceada;
  • Massagem;
  • Acupuntura;
  • Terapia comportamental;
  • Radiofrequência;
  • Cirurgias.

A forma de tratar a dor crônica é uma decisão que médico e paciente tomam juntos. Os estudos mostram que o especialista deve considerar não só o quadro clínico, mas também as características pessoais e ambientais e o contexto sociocultural do paciente. Esses fatores têm influência na dor e menosprezá-los pode resultar em um subtratamento ou em um tratamento excessivo.

Não deixe para depois. Há uma dor persistente que tem incomodado, procure o médico. Só com a ajuda de um profissional devidamente capacitado é possível chegar ao diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado.

Saiba mais sobre a Dra. Bruna Arrais

Formou-se, em 2012, pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), localizado em Araguaína/TO. O processo de formação continuou com a realização da Residência Médica em Clínica Médica, no Hospital Dr. Alípio Corrêa Neto/SP (2012-2014), e em Reumatologia, no Hospital de Base de Brasília/DF (2014-2016). Nos últimos dois anos, dedicou-se à Pós-Graduação em Dor, no Hospital das Clínicas/SP.

A decisão de se tornar uma especialista neste assunto motivou-se pelo relato de pacientes cansados das dores constantes e intensas e sem perspectivas de alívio.

Foi movida a oferecer um atendimento diferenciado e buscar melhor qualidade de vida a essas pessoas que escolheu aprofundar os conhecimentos nesse tema.

Atualmente, a Dra. Bruna Arrais integra o corpo médico da Salute Clínicas Especializadas, onde atua como médica reumatologista.

Saiba mais sobre a Salute Clínicas Especializadas

A Salute Clínicas Especializadas funciona na Asa Norte e em Sobradinho, no Distrito Federal. Ao todo, são cinco unidades nas quais o paciente conta com diversas especialidades médicas. Entre elas, Nutrição e Odontologia.
Em 2013, houve mais um avanço com a inauguração da Unidade Controle Risco, que oferece um programa de atendimento especial aos portadores de diabetes, hipertensão e obesidade.

A Salute tem como meta a preservação e a promoção na saúde. Por isso, foca na excelência de resultados ao disponibilizar os melhores tratamentos e profissionais capacitados.
Faça- nos uma visita. Conheça nossas instalações e serviços.
Contato: 3034-4242

A Salute Clínicas Especializadas atua em diversas especialidades médicas, além de nutrição, fisioterapia e odontologia, sempre com foco na média complexidade e no alto nível de resolutividade. Para destacar-se no mercado de saúde suplementar, a Salute inaugurou em 2013 a Unidade Controle Risco, que foca seus atendimentos nas necessidades de cada cliente, oferecendo um programa de atendimento especial a pacientes diabéticos, hipertensos e/ou obesos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Air Jordan Retro 6 "Carmine" POcheap jordan shoes for saleAir Jordan Retro 10 Doernbechercheap jordan shoes for saleAIR JORDAN 12 FRENCH BLUE SIZE 9 NEW WITH BOX/ READY TO SHIPcheap jordan shoes for saleNew Air Jordan 8 Retro "Trophy" Size 11.5cheap jordan shoes for saleNEW NIKE AIR JORDAN 11 RETRO LOW BG CHERRY SZ 6.5 WHITE/VARSITY RED #528896-102cheap jordan shoes for saleNike Kobe XI 11 Elite Low Tinker Jordan Basketball Shoes Black/Red US Size 9 NEWcheap jordan shoes for saleJordan Retro 12 Breds US Shoe Size (Men's) 9cheap jordan shoes for saleNike Air Jordan 6 VI Retro Low AJ6 White/Ghost Green-Insignia Blue 304401-106cheap jordan shoes for saleJordan 6 Black Infrared (DBcheap jordan shoes for sale
Marque pelo WhatsApp