Dermatologia

Dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano, a pele, tendo em média 2 metros quadrados de área em um indivíduo adulto. A dermatologia engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas (ex: boca e genitais). Outra denominação é a dermatovenerologia já que a especialidade tem importante atuação no contexto das doenças sexualmente transmissíveis (doenças venéreas).

A história da dermatologia moderna começa na Europa, entre século XV e XVI, onde clínicos começam a se interessar por problemas cutâneos. O primeiro livro-texto de Dermatologia foi escrito em 1797, pelo doutor Robert Willian. De fato, aos poucos a Medicina começou a salientar a importância da pele, não apenas como um invólucro, mas o maior órgão do ser humano.

A Dermatologia atua em todos os processos fisopatológicos que envolvem a pele: desde simples infecções, reações auto-imunes e inflamatórias, e tumores. A hansenologia é outra importante área de atuação da dermatologia. Por lidar com a pele, a dermatologia é a especialidade médica mais indicada para atuação em cosmiatria. Atualmente, o Dermatologista formado pode realizar subespecialização em Dermocosmiatria, onde o estudo e aplicação no campo da cosmiatria é o centro de ação desse profissional. Outro destaque é a Cirurgia Dermatológica que é uma subespecialidade da Dermatologia, onde o profissional médico se gabarita a realizar procedimentos cirúrgicos de maior complexidade da pele e seus anexos (unhas, cabelos, glândulas, etc).

Algumas doenças tratadas pela dermatologia:

 ACNE 
Dermatose bastante frequente na adolescência, mas que pode acometer também adultos. Pode se manifestar de diferentes formas e com intensidade variável, mas quanto antes for instituído o tratamento melhor, pois, dessa forma, menores são as chances de cicatrizes e manchas inestéticas.

ALERGIAS 
As alergias de pele mais frequentes são a dermatite de contato e a dermatite atópica. A dermatite de contato, como o próprio nome diz, é causada por alguma substância com potencial alergênico em contato com a pele. O diagnóstico dessa dermatose depende de uma avaliação clínica cuidadosa, associada a um teste de contato, exame que muitas vezes permite identificar o causador desse problema de pele. A dermatite atópica é uma forma de alergia de pele, mais frequente nas pessoas com antecedentes de outras formas de atopia, tais como rinite alérgica e bronquite. Tende a ser uma doença de pele crônica e pode acometer desde bebês até adultos. Geralmente, a dermatite atópica se manifesta nos primeiros 5 anos de vida, sendo uma dermatose relativamente frequente nas crianças. O sucesso do controle dessa dermatose e a melhora da qualidade de vida do paciente depende de uma acompanhamento clínico adequado, com uso de medicamentos que proporcionam o controle dessa dermatose.

DERMATITE SEBORREICA
Dermatose bastante comum, não contagiosa, que costuma atingir áreas da pele onde a secreção sebácea é maior, como o couro cabeludo, face (nas regiões laterais ao nariz, entre as sobrancelhas e atrás das orelhas), além do tórax. Esse problema de pele geralmente manifesta-se através de descamação, vermelhidão e coceira, que pode ser leve ou, até mesmo, muito intensa. Há uma predisposição familiar para desenvolver a dermatite seborreica, mas fatores como tensão emocional, obesidade e ingestão de alimentos muito condimentados podem contribuir para agravar o problema. O seu tratamento visa o controle das lesões com uso de medicamentos adequados, que podem ser sistêmicos nos casos mais graves e resistentes.

HIPERIDROSE 
É um distúrbio caracterizado por sudorese excessiva, problema que atinge cerca de 1% da população. Pode ocorrer no rosto e crânio (hiperidrose crânio-facial), nas mãos (hiperidrose palmar), nas axilas (hiperidrose axilar) e/ou nos pés (hiperidrose plantar). Embora o mecanismo exato por que isto ocorre não esteja ainda bem esclarecido, as hiperidroses são usualmente causadas por um aumento na atividade do sistema nervoso simpático, um sistema autônomo sobre qual não temos controle. O tratamento depende da localização e da intensidade da hiperidrose e pode ser feito com fórmulas tópicas contendo cloreto de alumínio, aplicação de toxina botulínica (Botox ou Dysport) ou através de uma cirurgia chamada simpatectomia.

MANCHAS 
Dermatose bastante frequente, especialmente nas mulheres a partir dos 25 anos, constituem um dos principais motivos de consulta ao dermatologista. Com tratamento adequado, grandes são as chances de tratamentos com bons resultados.

MICOSES 
Os fungos podem causar micoses na pele, cabelos e unhas. Após avaliação clínica da lesão, pode ser realizada uma raspagem do local acometido (exame micológico direto e cultura para fungos) para identificação do tipo de fungo. Esse exame auxilia na escolha do tratamento mais específico para tratar essa dermatose.

PSEUDOFOLICULITES 
Dermatose bastante frequente nos homens (na região da barba) e nas mulheres (na região da virilha), manifesta-se como “bolinhas” vermelhas inflamadas, às vezes com presença de pus. Esse problema costuma ser desencadeado e agravado pelo ato de barbear ou depilar. Os pelos são encurvados no folículo e, novamente, introduzem-se na epiderme – “pelo encravado”-, sendo assim, facilmente infectados secundariamente por bactérias da pele. O tratamento pode ser feito com cuidados locais e medicamentos tópicos específicos que ajudam a controlar o problema. Mas para um resultado mais consistente e duradouro a depilação a laser é o procedimento mais indicado.

PSORÍASE 
Dermatose de evolução crônica, caracteriza-se por placas avermelhadas e descamativas, que atingem com maior frequência cotovelos e joelhos, mas pode acometer qualquer parte da pele, inclusive o couro cabeludo. Com um tratamento adequado, é possível controlar essa doença de pele, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao paciente.

QUEDA DE CABELOS
Problema bastante comum em homens e mulheres, mas que pode acometer inclusive as crianças. É de fundamental importância que haja uma investigação detalhada das causas da queda. Dependendo do caso, podem ser solicitados exames para auxiliar na indicação do tratamento mais adequado, que pode incluir loções capilares específicas, medicamentos via oral e mesoterapia capilar.

QUELÓIDES 
São cicatrizes exageradas, que podem surgir após traumas na pele como excisões cirúrgicas, ferimentos, queimaduras, vacinas e lesões de acne. Geralmente, há uma tendência individual e familiar para o aparecimento do quelóide, sendo mais frequente em pessoas negras e mestiças. O tratamento pode ser feito com uso de medicamentos tópicos específicos, infiltração intralesional de corticóide, crioterapia, excisão cirúrgica seguida de betaterapia. A indicação do tratamento mais adequado depende de uma avaliação detalhada do histórico do paciente e exame clínico das lesões.

UNHAS FRACAS 
Problema particularmente comum nas mulheres, pode ocorrer como consequência do ressecamento da unha causada por produtos químicos (entre eles, acetona e esmaltes), mas também pode refletir a falta de algum nutriente no organismo. Com tratamento adequado é possível solucionar esse problema.

VITILIGO 
Alteração de pele caracterizada por manchas completamente brancas, de vários tamanhos, que podem se localizar em qualquer parte do corpo, inclusive nas mucosas e nos cabelos. As manchas de vitiligo não são contagiosas e nem apresentam sintomas como coceira, mas pode causar problemas relacionados à auto-estima e convívio social. A causa do vitiligo ainda é desconhecida, mas quanto antes for instituído o tratamento, maiores são as chances de resultados satisfatórios.

Air Jordan Retro 6 "Carmine" POcheap jordan shoes for saleAir Jordan Retro 10 Doernbechercheap jordan shoes for saleAIR JORDAN 12 FRENCH BLUE SIZE 9 NEW WITH BOX/ READY TO SHIPcheap jordan shoes for saleNew Air Jordan 8 Retro "Trophy" Size 11.5cheap jordan shoes for saleNEW NIKE AIR JORDAN 11 RETRO LOW BG CHERRY SZ 6.5 WHITE/VARSITY RED #528896-102cheap jordan shoes for saleNike Kobe XI 11 Elite Low Tinker Jordan Basketball Shoes Black/Red US Size 9 NEWcheap jordan shoes for saleJordan Retro 12 Breds US Shoe Size (Men's) 9cheap jordan shoes for saleNike Air Jordan 6 VI Retro Low AJ6 White/Ghost Green-Insignia Blue 304401-106cheap jordan shoes for saleJordan 6 Black Infrared (DBcheap jordan shoes for sale
Marque pelo WhatsApp